História

Criado em 2005 inicialmente para estudantes de graduação, sua vocação como atividade de extensão foi conquistando a participação de cantores externos à universidade, sendo hoje formado em grande parte por pessoas da comunidade de Ribeirão Preto e região, assim como por funcionários, alunos e docentes da própria Universidade.

Liderado pelo diretor artístico e regente titular Sergio Alberto de Oliveira, o grupo revela em seu trabalho a liberdade de percorrer diferentes linhas musicais, desenvolvendo trabalhos artísticos que tocam aqueles que o assistem.

Com uma formação feminina desde 2012, o grupo Zênite se veste de um repertório que lhe cai bem à expressão, cujo caráter de universalidade permite um trabalho musical com muitas peças de temáticas variadas, ligadas às raízes de diversos países. O grupo recebeu no primeiro semestre de 2014 o Coral da Universidade de Concordia (Canadá) fazendo a abertura de sua apresentação em Ribeirão Preto e, em 2015, o Zênite embarcou no Cruzeiro Coral do Splendor of the Seas, levando a beleza de seu trabalho músico-cultural para alto-mar.

Ribeirão Preto e cidades vizinhas têm assistido as apresentações do Grupo Feminino Zênite em eventos como concertos, encontros corais, atividades acadêmicas e comunitárias, tais como o tradicional festival japonês Tanabata, Semana de Valorização da Vida do CVV, Natal Luz Ribeirão e Natal no Campus, tendo uma média anual de 3 a 4 mil ouvintes.